A história da Oktoberfest começa em 1810 na cidade de Munique na Alemanha, no começo não tinha nada a ver com enormes canecos de cerveja e multidões de turistas, naquela ocasião foi uma corrida de cavalos, onde todos os moradores da cidade estavam convidados. O local era um parque bem distante do centro, e ainda hoje a Oktoberfest é realizada no mesmo local.
O ponto alto da festa era a corrida de cavalos no encerramento da festa, onde havia a presença da família real da Baviera. O sucesso foi tão grande que foi marcada em outubro do ano seguinte outra edição, surgindo assim a tradição da Oktoberfest. Atualmente, cerca de seis milhões de visitantes participam do maior festival em Munique todos os anos.
Devido a emigração dos alemães, a Oktoberfest espalhou-se por muitos países como o Brasil, Estados Unidos, Itália, Argentina entre outros.
A Oktoberfest chegou com os alemães no Brasil, no início do século XX, porém foi só na década de 80 que a Oktoberfest se transformou em uma grande festa popular, quando foi criado a Oktoberfest em Blumenau em Santa Catarina no ano de 1984, e na cidade de Santa Cruz do Sul em 1985 e Igrejinha em 1988 ambas no Rio Grande do Sul.